Existem concursos públicos que exigem que o candidato realize uma avaliação psicológica. Ela é exigida quando existe a necessidade do órgão de verificar se os candidatos possuem certas características necessárias para desempenhar as funções do cargo pretendido de maneira eficiente e adequada. Essa etapa visa garantir que os candidatos tenham o perfil psicológico compatível com as demandas emocionais, cognitivas e comportamentais inerentes ao trabalho a ser desempenhado.
Além disso, cada cargo exige determinadas habilidades e características muito específicas. Através da avaliação psicológica, pode-se identificar se o candidato possui tais habilidades e características. Também existem cargos que envolvem situações de pressão, estresse ou decisões complexas. Sendo assim, através da avaliação psicológica, o psicólogo pode identificar a estabilidade emocional e resiliência de um candidato, por exemplo.
Os cargos que costumam exigir avaliação psicológica dos aprovados nas provas são os de carreira policial, bombeiros e outros cargos que lidam com pressão e ambientes bastante desafiadores. Porém, não existe nada que impeça outros concursos de outros tipos de cargos a exigirem a avaliação psicológica.
A participação do psicólogo em concursos públicos como um prestador de serviços pode acontecer em quatro casos:
1- Ele pode fazer parte da banca avaliadora ajudando a avaliar os candidatos aprovados no concurso público;
2- Ele pode ser contratado pelo candidato para acompanhá-lo na devolutiva que o psicólogo da banca irá apresentar ao candidato referente ao processo de avaliação psicológica a que ele foi submetido.
3- Ele pode ser contratado pelo candidato que deseja contestar o resultado final da avaliação psicológica aplicada pela banca examinadora para avaliar, analisar, e em casos pertinentes contestar, a partir do Laudo Psicológico, o resultado da avaliação da(o) candidata(o), elaborando um Parecer Psicológico sobre o mesmo, em conformidade com a Resolução CFP nº 006/2019.
4- Existem casos em que o edital do concurso não oferece a avaliação psicológica para os candidatos aprovados nas provas. Neste caso, o próprio candidato precisa contratar um psicólogo para realizar a avaliação psicológica para concurso público. Neste caso, a avaliação psicológica irá resultar em dois documentos: o Laudo Psicológico e o Atestado Psicológico. Este é o serviço que ofereço hoje para a área de concurso público.
1- É bem simples: entre em contato comigo pelo whatsapp clicando aqui.
2- Através do whatsapp te darei informações sobre agendamento e procedimentos.
3- Você poderá optar por uma avaliação online ou presencial. Em ambos os casos você receberá o seu atestado e/ou laudo psicológico.
Espero que essas informações tenham te ajudado. Até logo, fique bem!
Referência:
RESOLUÇÃO CFP 06/2019 COMENTADA ORIENTAÇÕES SOBRE ELABORAÇÃO DE DOCUMENTOS ESCRITOS PRODUZIDOS PELA(O) PSICÓLOGA(O) NO EXERCÍCIO PROFISSIONAL.
Copyright 2023 – Todos os direitos reservados.