Avaliação psicológica para ANAC CMA: aviação civil

A avaliação psicológica para a aviação civil (ANAC) é de extrema importância, pois ela contribui para a segurança dos trabalhadores da aviação e de todos os passageiros de uma aeronave. Por isso, o Regulamento Brasileiro da Aviação Civil (RBCA Nº67 emenda nº 03) estabelece os impeditivos para o certificado CMA (Certificado Médico Aeronáutico), e também orienta o que deve ser investigado na avaliação psicológica para a aviação civil.

As atividades aéreas impõe uma série de desafios ao trabalhador, como ter que lidar com ambientes confinados, estabelecer relações interpessoais com indivíduos de diversos locais e culturas diferentes, gerenciar as distintas motivações dos passageiros, trabalhar em horários diversos, enfrentar momentos de pressões, entre outros fatores psicossociais. Por isso, é necessário que o profissional da aviação possua certos requisitos ligados a gerenciamento de frustrações pessoais, controle emocional, habilidade de resolver crises e conflitos, entre outros requisitos.

Dessa maneira, o processo de avaliação psicológica deve levar em conta as variáveis que indicam, com uma margem de segurança considerável, que o candidato a tripulante de uma aeronave deve possuir não apenas as qualificações mínimas necessárias para desempenhar suas funções com eficiência, mas também uma estrutura psíquica capaz de suportar de maneira relativamente sólida a constante carga de estresse profissional a que estará submetido ao longo de sua carreira.

Quem deve fazer essa avaliação:

O CMA (Certificado Médico Aeronáutico) é um exame de saúde que tem o objetivo de certificar a aptidão física e mental do profissional da aviação, sempre levando em consideração as particularidades de cada função. De acordo com a RBAC nº 67, devem fazer a avaliação psicológica para aviação civil:

  • Os pilotos de linha aérea, piloto comercial e piloto privado com habilitação IFR – (CMA de 1ª classe).
  • O piloto privado, comissário de voo, operador de equipamentos especiais, mecânico de voo e piloto de balão livre – (CMA de 2ª classe).
  • O piloto de aeronave leve e piloto de planador – (CMA de 4ª classe).
  • O piloto de VANT (Veículo Aéreo Não-tripulado) – (CMA de 5ª classe).

Seguindo as normas da Resolução 547/2020 da ANAC, a avaliação psicológica para aviação civil deverá ocorrer nos exames de saúde periciais iniciais, após acidente, após incidente aeronáutico grave e a cada 5 anos (exame periódico). Após realizar a avaliação psicológica para a aviação civil, o profissional da aviação deve encaminhar o laudo para o médico credenciado na ANAC, pois é o médico o responsável pela construção do  CMA.

Como realizar a sua avaliação comigo? 

1- Quando você estiver com seu encaminhamento médico solicitando a Avaliação Psicológica para ANAC CMAentre em contato comigo pelo whatsapp clicando aqui.
2- Através do whatsapp te darei informações sobre agendamento e procedimentos.
3- Você poderá optar por uma avaliação online ou presencial. Em ambos os casos você receberá o seu atestado e/ou laudo psicológico.

Espero que essas informações tenham te ajudado. Até logo, fique bem!

Referências:

  • https://www.anac.gov.br/assuntos/legislacao/legislacao-1/resolucoes/2020/resolucao-no-547-19-03-2020

Agende aqui sua avaliação psicológica

Copyright 2023 – Todos os direitos reservados.